quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Brasileiros sentem-se discriminados

Gutemaltecos seguidos dos brasileiros, bolivianos, mexicanos e dominicanos são os povos que se sentem mais discriminados na América Latina e no Caribe por razões de raça. Os chilenos aparecem no outro extremo dessa estatística. 

O levantamento é do Latinobarômetro, uma ONG com sede em Santiago do Chile, que ouviu 20,2 mil pessoas em 18 países, entre 15 de julho a 16 de agosto.

Do universo ouvido, 51% dos habitantes da Guatemala, 46% dos brasileiros e 43% dos bolivianos, mexicanos e dominicanos declararam que se sentem discriminados por causa da raça. São, curiosamente, países com predominância de população indígena ou negra.

Na Guatemala, 45% da população são indígenas. Na média dos países da região, 44% declararam-se “mestiços”, o que, segundo o Latinobarômetro, não é uma raça. Em segundo lugar aparecem os brancos, com 27%, indígenas 9%, mulatos 6%.

No Brasil, segundo a ONG, 49% dos ouvidos se declararam brancos, 17% mestiços, 17% negros, 13% mulatos e 1% indígenas, arrolou a ONG Latinobarômetro, ao trabalhar os dados coletados este ano.


Fonte: ALC (16.11.2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário