quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Comitê de Diversidade Religiosa é instalado pela Ministra Maria do Rosário

A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), instala nesta quarta-feira (30), em Brasília, o Comitê de Diversidade Religiosa. Na ocasião, também será lançada a Campanha de Combate à Intolerância Religiosa. A abertura da solenidade, que ocorre durante o Seminário Diversidade Religiosa, promovido pela SDH, será às 9h30, na sede da SDH.

O Comitê tem o objetivo de pensar metodologias, estratégias e referenciais epistemológicos para o diálogo, tanto entre pessoas sem religião, quanto com representantes de diversas religiões. A meta é que essas entidades religiosas possam tornar-se promotoras de paz, justiça e cidadania e busquem a superação da intolerância religiosa. O seminário será aberto pela secretária Nacional de Promoção dos Direitos Humanos, Nadine Borges.

Segundo a coordenadora-geral de diversidade religiosa da SDH, Marga Strhöher, a intolerância religiosa se dá pela não aceitação do diferente. "Partimos de uma concepção de uma sociedade homogênea, que desconsidera a diversidade, em que determinada cultura, que também é forjada pela religião, se colocou como cultura universal no percurso histórico brasileiro," acredita.

Com o slogan "Democracia, Paz, Religião - Respeite", a campanha de Combate à Intolerância Religiosa tem o objetivo de promover o respeito à diversidade religiosa, eliminando todas as formas de intolerância.

A relatora da Conferencia Mundial Contra o Racismo, Xenofobia e Intolerância Correlatas de Durban, Edna Roland, fará palestra sobre as implicações da conferência para a diversidade religiosa. Também estará presente o pesquisador do Centro Universitário Metodista Sul, Clemildo Anacleto da Silva, que falará sobre Diversidade Religiosa e os desafios para o combate à intolerância religiosa no contexto brasileiro.

Fonte: CEBI (30.11.2011) <http://www.cebi.org.br/noticia.php?secaoId=1&noticiaId=2581>

Nenhum comentário:

Postar um comentário