quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

O tipo de espiritualidade da pessoa influi da maneira decisiva em sua psicología

O tipo de espiritualidade da pessoa influi da maneira decisiva em sua psicología

Investigadores do McLean Hospital, centro afilhado a Universidade de Harvard, chegaram a conclusão de que aqueles que acreditam em um Deus benevolente tendem a preocupar-se menos e a ser mais tolerantes com as incertezas da vida do que aqueles que acreditam em um deus indiferente ou autoritário . O estudo, publicado recentemente na revista 'Journal of Clinical Psychology', tem sido apresentado pelo autor principal, o doutor David H. Rosmarin, professor de psicologia em McLean, durante a reunião anual da American Psychological Association.

Os resultados exortam aos profissionais da salud mental a integrar as crenças espirituais dos pacientes em seus acompanhamentos de tratamento, especialmente quando os pacientes são religiosos. 

"A importância deste trabalho no campo da psiquiatría implica que temos que tomar a espiritualidade dos pacientes mais a sério", comenta Rosmarin, "a maioria dos profissionais não estam preparados para conceituar como as crenças espirituais poden contribuir aos estados afetivos".

O artigo informa os dados dos estudos separados. Um deles pesquisou a 322 tipos de organizações e lugares web religiosos, incluindo cristãos e judeus (e deu os resultados anteriormente mencionados). O segundo estudo se realizou com a informação de 125 tipos selecionados em organizações judías. Mostrou a eles um programa de audio e vídeo desenhado para aumentar a confiança em um deus e diminuir a desconfiança.

Os participantes do experimento, de duas semanas de duração, experimentaram um aumento significativo na confiança em um deus e uma redução da desconfiança, assim como uma diminuição significativa clínica e estatística na intolerância à incerteza, à preocupação e o estresse. Segundo o estudo, "as crenças positivas de confiança em deus se associaram com uma menor preocupação, esta relação foi parcialmente mediada pela diminuição dos niveis de intolerância a incerteza. Pelo contrário, as crenças negativas estão relacionadas com um nível maior de preocupação e intolerância". 

O documento aponta que outros estudos tem mostrado que 93 por cento dos estadounidenses creem em um deus ou em um poder superior e que 50 por cento deles afirma que a religião é muito importante para eles. Segundo a presente investigação, as evidências existentes indicam que muitas áreas da espiritualidade e religião são influências relevantes no funcionamento psicológico. Contudo, segundo Rosmarin, os profissionais da saúde mental raramente perguntam aos pacientes acerca de suas crenças espirituais, em suas palavras "se trata de um problema de saúde, não é uma questão religiosa; ao saber no que creem os pacientes, os profissionais da saúde mental poderíam ajudar melhor aos pacientes".

Fonte: ProtestanteDigital (15.08.2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário