quarta-feira, 18 de julho de 2012

Igreja indígena brasileira celebra centenário



O centenário da presença evangélica entre indígenas do Brasil será celebrado no 7. Congresso Nacional do Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas, que se reunirá de 18 a 22 de julho em Chapada dos Guimarães (a 65 km de Cuiabá).

Em 1912, os missionários estadunidenses John Hay e Henrique Whittington empreenderam viagem a cavalo, partindo de Assunção, de reconhecimento de territórios no lado brasileiro com o propósito de iniciar trabalho com indígenas.

O objetivo dos missionários era o de alcançar Bananal e Ipegue, hoje Mato Grosso do Sul, onde está instalado o Território Indígena Taunay/Ipague, entre as cidades de Aquidauana e Miranda.

Em 1913, Henrique e sua família instalaram-se no Bananal, ampliaram o trabalho entre os Terena, fundaram escolas e em 31 de dezembro de 1915 foi instalada a primeira igreja indígena evangélica do Brasil.

Hoje, a Missão Indígena Uniedas, sucessora desse trabalho missionário, congrega 34 igrejas, a maioria delas localizadas no Mato Grosso do Sul, mas também em Mato Grosso, Rondônia e São Paulo.

Na Terra Indígena Taunay vivem 4.090 pessoas. "As igrejas indígenas têm contribuído para a evangelização entre os próprios parentes", informou o secretário executivo da Missão Indígena Uniedas, pastor Ricardo Poquiviqui Terena.

Fonte: ALC (17.07.2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário