domingo, 1 de abril de 2012

Padres e cantoras gospel aquecem o mercado fonográfico brasileiro

Com 1,5 milhão de cópias vendidas, o título “Ágape Musical”, do padre Marcelo Rossi, liderou as vendas do mercado fonográfico de CDs em 2011. Trata-se de “um patamar bem acima do que hoje se considera um lançamento de sucesso no mercado brasileiro”, definiu o presidente da Associação Brasileira de Produtores de Disco (ABPD), Paulo Rosa.

Dentre os 20 títulos mais comercializados no ano passado, seis CDs trazem o selo da religião. Ao lado do padre Marcelo, aparecem, em quinto lugar, o padre Robson, com “Nos braços do Pai”, o padre Fábio de Melo, com “No meu interior tem Deus”,  em sexto lugar, o padre Reginaldo Manzottieginaldo Manzotti, com “Milhões de Vozes ao Vivo”, em sétimo lugar, a pastora Ludmila Febera Ludmer, com “O poder da Aliança”, em décimo sexto lugar, e mais uma vez o padre Manzotti, com “Em Deus um milagre”, em décimo novo lugar.

A música gospel religiosa ajudou a alavancar a indústria fonográfica brasileira de CDs e DVDs, que estava estagnada em 2008, 2009 e 2010. Em 2011, foram comercializadas 24,9 milhões de cópias, 0,76% a mais do que em 2010.

No mercado de DVDs, o padre Reginaldo aparece em sétimo lugar, o padre Fábio de Melo em décimo primeiro lugar e a cantora evangélica Ana Paula Valadão, do Ministério do Louvor Diante do Trono, em décimo segundo lugar. A indústria fonográfica brasileira teve um faturamento, em 2011, de 373,2 milhões de reais (cerca de 207,3 milhões de dólares), 7,6% superior ao montante do ano anterior.

“Quero acreditar que o setor fonográfico, que experimentou desde o final da década de 90, um encolhimento como nenhum outro segmento da economia da cultura vivenciou, começa a dar claros sinais de recuperação, baseada em um portfólio de receitas cada vez mais variado, venham elas do mercado físico ou digital”, declarou Rosa. Ele credita o crescimento dos números de negócios ao bom desempenho da economia brasileira e ao consumo interno aquecido.

Fonte: ALC (29.03.2012)

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