segunda-feira, 25 de junho de 2012

Católicos abençoam destituição de Lugo, evangélicos oram pela paz



No meio do caos democrático que o Paraguai mergulhou depois da destituição do presidente Fernando Lugo pelo Congresso, a Igreja Católica abençoou a condução do vice-presidente, Federico Franco, ao poder. O novo presidente já recebeu a visita do núncio apostólico, Eliseo Ariotti.

Sem definir posição de apoio ou rejeição à saída de Lugo, a Associação de Pastores Evangélicos conclamou, em comunicado público no final de semana, à realização de uma corrente nacional e internacional de oração “pela pronta paz, reconciliação, fraternidade e unidade de todos os paraguaios”.

A imediata visita do núncio apostólico ao Palácio do Governo para saudar Franco implica o reconhecimento do novo presidente. Na quinta-feira passada, o episcopado do país pedira a Lugo para que renunciasse ao cargo para evitar confrontos.

Seguidores do deposto presidente afirmaram que não era de estranhar o apoio da hierarquia católica ao novo governo, pois,  alegaram, ela sempre está a favor das classes dominantes e não do povo.

Evangélicos pediram, em orações, que Deus conceda sabedoria e inteligência às autoridades dos três poderes, para que não ocorra um retrocesso democrático no país.

Em comentário ao diário argentino Página 12, o analista político Alfredo Boccia escreveu que a Conferência Episcopal “é uma corporação da direita paraguaia. Ao que parece, os bispos prometeram a Lugo que ele teria um juízo político e não criminoso. Não disseram uma palavra de que estava em perigo o processo democrático".

Fonte: ALC (25.06.2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário