segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Alemães apreciam mais ao Dalai Lama e à chanceler Angela Merkel que ao papa

Berlim, segunda-feira, 23 de janeiro de 2012 (ALC) - Pesquisa realizada pelo Instituto Forsa para a revista semanal Stern mostrou que os alemães preferem o Dalai Lama, líder espiritual tibetano, ao papa alemão Bento XVI. Apenas um terço dos cidadãos alemães (32%) vê em Joseph Ratzinger um modelo, enquanto 69% apontam o Dalai Lama como pessoa exemplar.

Dalai Lama ficou em terceiro lugar na lista dos mais considerados pelos alemães, atrás do líder do movimento de libertação do regime de apartheid instaurado na África do Sul, Nelson Mandela, que foi destacado por 82% dos pesquisados. Depois de Mandela, aparece o ex-chanceler alemão Helmut Schmidt, com 74% das indicações.

O presidente estadunidense Barak Obama, com 64%, a chanceler alemã Angela Merkel, com 51%, e o treinador da seleção alemã de futebol, Joachim Löw, com 54%, são mais considerados pelos alemães como pessoas exemplares do que o papa Bento XVI. Quando eleito papa, em 2005, o jornal Bild saiu às bancas com a manchete “Wir sind Papst” (Nós somos papa), traduzindo o orgulho dos alemães pela escolha. Em seis anos, esse orgulho parece que se esvaneceu.


Fonte: ALC (23.01.2012).

Nenhum comentário:

Postar um comentário