segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Quase um terço dos 7 bilhões da população mundial são cristãos

Quase um terço dos 7 bilhões da população mundial são cristãos

Os dados se correspondem com um estudo recentemente publicado pelo Pew Forum  sobre Religião e Vida Pública com o título "Cristianismo Global". Os resultados da investigação são fruto de um amplo estudo demográfico que revisou um total de 200 paises. O informe utilizou para sua análise, pais por pais, ao redor de 2.400 fontes de dados, como os censos e pesquisas da população representativas a nível nacional.

No mundo os cristãos são o grupo religioso mais numeroso, segundo o estudo. No total, ao redor de 2.180 milhões são cristãos, o que representa quase um terço (31.7%) dos cerca de 6.900 milhões da população mundial de 2010. 

"Os cristãos também estão expandidos geográficamente, tão longe uns de outros que de certo que nenhum continente ou região pode supor de ser o eixo do cristianismo mundial", disse o Centro de Investigação Pew. Assim, enquanto que em 1910 dois terços estavam na Europa, atualmente estão extendidos por todo o mundo.

Quando se fala de cristãos o conceito é global, quer dizer, se inclue a católicos, evangélicos ou protestantes, e ortodoxos, com um sentido de identificação; isto é , a idéia da pessoa de pertencer ou não a fé cristã.

PAISES 

Estados Unidos  lidera a parte superior da lista com o maior número de cristãos em sua população -247 milhões-.  Brasil é o segundo pais com mais cidadãos que afirmam ser de fé cristã, que crescem a um total de 175 milhões de crentes. O terceiro na lista é o México  com 108 milhões.

Juntos, estes três paises representam quase um de cada quatro cristãos no mundo (24%), sobre a mesma proporção que o conjunto de Europa (26%) e todos os da África do saara (24%).

Rússia, Filipinas e Nigéria  tem o maior número de cristãos na Europa, Asia-Pacífico e África, respectivamente.

O CASO DO BRASIL 

Um de cada doze cristãos em todo o mundo (uns 8 por cento) é brasileiro, segundo este estudo do Fórum Pew sobre Religião e Vida Pública. Brasil tem mais do dobro de cristãos que Nigéria; e ao redor de três vezes mais que Alemanha. A maioria dos brasileiros (ao redor de 90 por cento) se identificam bem como católicos ou bem como protestantes.

O pais era esmagadoramente católica depois de haver sido colonizada por Portugal no século XVI. Em 1950, quase 94 por cento dos brasileiros se identificavam com o catolicismo. Entretanto, desde ao redor de 1980, os católicos foram diminuindo, enquanto que o número de protestantes aumentou considerávelmente.

Segundo um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), os católicos em 2009 representavam 68,43 por cento dos brasileiros, enquanto que os evangélicos, tanto tradicionais como pentecostais, representaram os 20,2 por cento.

Apesar do declínio, a população católica do Brasil de cerca de 134 milhões segue sendo por muito a mais grande do mundo. Ao redor de um oitavo dos católicos no mundo (12 por cento) são brasileiros.

A comunidade protestante que cresce mais rapidamente no Brasil é maioritariamente pentecostal, de acordo com uma pesquisa de 2006 do Pew Forum, que representa os 72 por cento da população evangélica ou protestante.


Fonte: ProtestanteDigital (27.12.2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário