sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Altmann expressa solidariedade à igreja Taman Yasmin

Em visita à Indonésia, o moderador do Comitê Central do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), pastor Walter Altmann, expressou, em nome da comunhão ecumênica mundial, solidariedade aos fiéis da Igreja Cristã da Indonésia (GKI, sigla no idioma local), na cidade de Bogor, Java Ocidental, onde os cultos estão proibidos. 


A comunidade Taman Yasmin, da GKI, foi impedida de celebrar cultos em seu templo e proibida de continuar a construção de um novo prédio, apesar de a Constituição do país assegurar a liberdade de culto.

Tal direito já foi reconhecido em todos os níveis de recursos, incluindo a Suprema Corte. A comunidade passou a celebrar cultos na rua em frente ao prédio da igreja. Mas essa atividade também foi proibida pelas autoridades locais. Os membros que se reuniram para o culto, no domingo passado, foram dispersados pelas forças policiais.

Ao visitar o local dos acontecimentos, Altmann, que é ex-pastor presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, declarou: "A minha visita de solidariedade à Igreja Taman Yasmin é parte do compromisso intransigente do CMI de pleno respeito às crenças religiosas e a todas as práticas da fé e lugares de adoração de todas as religiões."

Altmann assegurou que o CMI é e continuará sendo contra qualquer medida legal ou ação administrativas que limite o direito dos muçulmanos de praticar sua fé em países ocidentais. “Vemos a Indonésia como um modelo de pluralismo religioso, através do qual as relações de respeito e cooperação entre cristãos e muçulmanos podem ser promovidos ", afirmou.

Ele espera que seja revogada a proibição de cultos da Igreja Yasmin Taman através do diálogo pacífico. “Pedimos também ao governo local, bem como ao governo central da República da Indonésia, que implemente, sem demora e sem restrições, a decisão do Supremo Tribunal Federal. Apelamos à solidariedade das igrejas em todo o mundo”, afirmou.

O pastor brasileiro visitou a Indonésia de 2 a 11 de outubro. Ele participou da segunda reunião do Fórum Cristão Global, que teve lugar em Manado, na região da Sulawesi do Norte e reuniu-se com membros de igrejas em Jacarta, numa visita organizada pela Comunhão de Igrejas da Indonésia (CCI).

Mais informações sobre a Igreja Cristã da Indonésia (GKI): http://www.oikoumene.org/en/member-churches/regions/asia/indonesia/indonesian-christian-church-gki.html.


Fonte: ALC (13.10.2011).

Nenhum comentário:

Postar um comentário