segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Luteranos dão os primeiros passos à unificação

Até 2014, luteranos querem ter constituído uma Federação ou Conselho que congregue as duas denominações dessa família confessional ativa no Chile, com o propósito de fomentar o trabalho missionário e diacônico, a formação de pastores e de agentes pastorais. 

Pastores da Igreja Evangélica Luterana (IELCH) e da Igreja Luterana (ILCH) realizaram, nos dias 13 e 14 de outubro, conferência conjunta, quando trataram do assunto no povoado de Frutillar, onde chegaram os colonos alemães em 1863, às margens do lago Llanquihue. Em 1975, por razões político-ideológicas, ocorreu a cisão dos luteranos chilenos.

Participou da conferência o estudante de Teologia, Daniel Lenski, da Igreja Evangélica da Alemanha (EKD, a sigla em inglês), que escreveu tese de doutorado sobre a divisão dos luteranos chilenos. Ele analisou aspectos históricos, a evolução de uma igreja alemã para uma igreja de fala hispânica.

A tese avalia a trajetória luterana no tempo do governo de Salvador Allende, o Sínodo de 1970, que elegeu o bispo alemão radicado no Chile, Helmut Frenz, para a presidência da igreja. Frenz priorizou a diaconia e, depois do golpe militar, ajuda a criar o Comitê Pró Paz. Setor da igreja não concorda com a posição política do bispo e, no Sínodo reunido em Frutillar, a denominação racha. 

A exposição ajudou os pastores a melhor entender o percurso histórico das duas igrejas. Como a grande maioria dos religiosos não viveu o processo da divisão, o grupo mostrou-se muito entusiasmado com o processo de unificação.

Fonte: ALC (27.10.2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário